Equipamento utilizado em áreas externas, as armadilhas de moscas são de base orgânica que produzem um odor atrativo aos insetos, que são capturados e posteriormente morrem dentro da armadilha.
Moscas
Mosca Doméstica:
cientificamente conhecidas por Musca domestica, estão presentes em nosso dia a dia, sendo uma espécie que não pica e mede cerca de 5 a 8 milímetros de comprimento. É um dos insetos mais comuns no convívio com o ser humano.
Mosca de Estábulo:
é considerada uma espécie hematófaga (espécie que se alimenta de sangue) por picar e sugar o sangue de animais, e a Fannia canicularis, que é menor e mais delgada, consumindo uma veia média nas asas.
Mosca Varejeira:
conhecidas também como moscas-de-bicheiras, mosca-da-carne e moscas-berneiras.
Podem provocar um tipo de infecção conhecida como berne ou dermatobiose. A larva da mosca é depositada na pele humana (com ferida) e começa a se desenvolver de forma parasitária (usam o pus como alimento), gerando uma infecção no local. A berne também pode ocorrer em outros animais como, por exemplo, cachorros, bois, cavalos, gatos, etc.
Doenças Trasmitidas:
As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como:
- Diarreia
- Micose
- Berne
- Tracoma
- Conjuntivite
- Cólera
- Febre tifoide
Estas doenças podem ser transmitidas pelas moscas domésticas porque as bactérias, normalmente, ficam grudadas no seu pelo, podendo ser liberadas sobre a comida ou dentro de feridas na pele, quando entram em contato direto com os humanos.